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10 Set
2015
 
O metabolismo após os 30 anos de idade
Universo Feminino
 

É rotineiro encontrar mulheres que não sabem mais o que fazer, afinal AGORA ELAS TÊM 30 ANOS passados (e muita inconformação com isso). "- O corpo muda...", elas dizem.

SERÁ QUE MUDA?

Por vários motivos, é comum a mulher na 3ª década que se acha menos favorecida pela idade. A queixa mais comum delas é a do METABOLISMO LENTO, que as faz "cheinhas". Mais à frente ajudarei vocês com esta hipótese, mas no aspecto fisiológico muito provavelmente não acontece qualquer baixa no metabolismo de repouso quando se bate na casa dos 30.

COMO AUMENTAR O METABOLISMO:

Quem vai ditar se uma pessoa tem um metabolismo mais ou menos "veloz" no humano é a MASSA MAGRA, que é representada principalmente pelos músculos esqueléticos.

De uma forma simplista, imaginemos uma situação HIPOTÉTICA com 2 pessoas de 60 kg:

MÔNICA tem 60 kg de tecido muscular (músculo)
GIOVANA tem 60 kg de tecido adiposo (gordura)

Em repouso, a pessoa que gasta calorias mais intensamente durante o dia é a Mônica, com mais tecido muscular. Então você já sabe que 'puxar ferro' é um caminho para acelerar o metabolismo de repouso.

"Mas não estou com a massa magra baixa então?".

Os cientistas interessados em ver como a quantidade de tecido muscular oscila durante a vida na maioria das pessoas mostram que a massa magra só começa a cair significativamente APÓS OS 40 ANOS, distantes dos seus trintinha.

A PLAUSÍVEL CAUSA:

De modo animador, é provável que você esteja comendo "muito"; mas "muito" em relação ao que você faz de atividades físicas diárias. Conforme saímos do colégio/escola - onde se faz modalidades esportivas, etc - e passamos a nos empenhar mais e mais em nossa ocupação (trabalho), há uma brusca redução do nível de atividade física no nosso dia a dia. É como se, inconscientemente, julgássemos as atividades físicas como sendo inferiores ao trabalho numa ESCALA DE PRIORIDADES. E, provavelmente, é isso que nos engorda (e faz com que pensemos que nosso metabolismo está baixo). Mas isso é animador, pois é um quadro que só exige A SUA MUDANÇA de comportamento para mudar a situação.

Mas espere, não saia correndo como uma louca, almejando fazer uma maratona daqui 3 meses, pois você provavelmente irá se machucar. Não é pequeno o número de alunas que atendemos com o joelho lesionado porque passaram a correr do dia para a noite. Consulte um educador físico de confiança para estruturar a sua progressão no treinamento físico. Mude de atitude ao invés de se queixar.
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Postado por: Cris Compagnoni
 
 
 
 
 
 
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